Perfil da Empresa

A Tilibra, líder no segmento de papelaria, há mais de 80 anos escreve uma história de valor na cidade de Bauru, interior de São Paulo. Além da produção de Material Escolar e Produtos de Papelaria, a empresa também é destaque no mercado de agendas e de produtos inovadores para casa e escritório. Seus produtos podem ser encontrados nas mais diversas papelarias, supermercados, atacadistas e grandes varejistas do Brasil.

Em 2004 a Tilibra passou a integrar a divisão de negócios de papelaria do grupo norte-americano MeadWestvaco, líder global em produção e soluções de embalagens. Conhecido como MWV, o grupo também atua no mercado de materiais para escritório e produtos químicos especiais.

Em 2012, através de um processo de fusão, a divisão de negócios de papelaria do grupo MWV juntou-se à ACCO Brands, uma empresa que em mais de 100 anos de história tem sido um dos maiores fornecedores mundiais de produtos para escritório. A ACCO apresenta com orgulho uma história de liderança, inovação e foco na prática de um valor excepcional para seus acionistas e clientes, fornecendo produtos originais e de ponta.

A Tilibra possui Missão e Valores bem definidos e busca colocá-los em prática diariamente nas relações com clientes, fornecedores e parceiros. A Missão é criar e fornecer produtos desejados pelos consumidores, oferecendo aos clientes boas oportunidades de negócios, excelentes resultados para os nossos acionistas e funcionários.Os valores são o respeito pelo indivíduo, compromisso com a excelência, trabalho em equipe, integridade, incentivo à criatividade, responsabilidade com a comunidade e respeito à diversidade.

Internamente, a empresa também possui um Código de Conduta que apresenta os princípios fundamentais que norteiam todas as suas atividades. Através deste código, todos os funcionários têm acesso às informações que irão direcionar o dia a dia de trabalho, sejam nas questões de qualidade, segurança, relacionamento e integridade.

Premiações

Prêmio Excelência Empresarial

Conquistado na categoria Empresa de Grande Porte Regional entregue pelo CIESP nos anos de 2008, 2009, 2011, 2012, 2014, 2015 e 2016.

Prêmio Mérito Lojista

Organizado pela CNDL Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas, reconhecendo pelo 26º ano, sendo 18 vezes consecutivas, o desempenho, a qualidade e a inovação da Tilibra na categoria Papelaria. Chamado de “Deusa da Fortuna”, o troféu é conhecido como o “Oscar do Varejo Brasileiro”.

Prêmio Melhores Marcas

A Revista Lojas e Papelaria realiza uma pesquisa entre proprietários de papelarias de todo o país e lista as principais marcas do mercado. Num total de 16 edições, a Tilibra conquistou por 12 vezes o troféu Master, principal prêmio da pesquisa, como a marca mais reconhecida do segmento. A empresa também foi vitoriosa, por 13 anos consecutivos, na categoria Cadernos e, pelo 9º ano consecutivo, foi agraciada com o troféu de melhor em Fichários. 

Prêmio SESI de Qualidade no Trabalho

Promovido pelo SESI (Serviço Social da Indústria), classificou a Tilibra como a 4ª melhor empresa (etapa estadual) na categoria "Cultura Organizacional", em 2011 por conta da prática do Programa de Divulgação dos Valores Organizacionais.

Prêmio Melhor Produto Capricho

Durante o Summit Capricho 2016, realizado na Editora Abril, a Tilibra foi premiada na categoria “Melhor Produto” por conta da coleção de cadernos universitários lançada no volta às aulas.

Prêmio Licensing Brasil

O prêmio, que evidencia os destaques no trabalho de licenciadores e licenciados, por quatro anos consecutivos concedeu troféus à Tilibra (2012, 2013, 2014 e 2015).

Prêmio de Licenciadores

Por mais de 10 anos, a Tilibra foi homenageada por licenciadores como Disney, Hasbro, Mattel, Sanrio, Warner por conta de seu trabalho com desenvolvimento de produtos e licenças. Em 2013 recebeu o troféu Licenciado Revelação durante o Mattel Summit por conta da linha Monster High. Na edição de 2014 do prêmio ela foi homenageada pela parceria, há mais de 15 anos, no campo de licenciamentos

Prêmio Fernando Pini de Excelência Gráfica

Prêmio Fernando Pini de Excelência Gráfica, Prêmio Qualidade Flexo Prof. Sérgio Vay e Prêmio Regional de Excelência Gráfica Vinícius Viotto Coube: esses prêmios reconhecem a alta qualidade gráfica dos produtos Tilibra e são avaliados por uma equipe de técnicos e especialistas em impressão industrial. Em 2014, a Tilibra recebeu seu 2º troféu Fernando Pini de Excelência Gráfica, premiação considerada a maior festa da indústria gráfica no mundo

História

  • 2011 - 2017

    Em 2012, através de um processo de fusão, esta divisão juntou-se à ACCO Brands, uma empresa que em mais de 100 anos de história tem sido um dos maiores fornecedores mundiais de produtos para escritório. A ACCO apresenta com orgulho uma história de liderança, inovação e foco na prática de um valor excepcional para seus acionistas e clientes, fornecendo produtos originais e de ponta.
  • 2001 - 2010

    Em agosto de 2004, o Grupo norte-americano Meadwestvaco adquiriu o controle acionário da Tilibra. O grupo MWV já mantinha negócios no Brasil, no setor de embalagens na cidade de Valinhos, com a Rigesa, adquirida em 1952. Contando com investimentos em modernos equipamentos, apostando no talento de sua valorosa equipe de profissionais e contando com o respaldo tecnológico e comercial do Grupo Meadwestvaco, a Tilibra, com seus produtos inovadores, se fez presente em 18 países do mundo, continuando assim sua trajetória de sucesso.
  • 1991 - 2000

    A década de 90 foi marcada por contratos exclusivos com artistas e personagens famosos como Xuxa, Snoopy, Garfield e Comandos em Ação, além das marcas próprias conhecidas como Click, Grafit, Arca de Noé, Sapeca, Diplomata e Charme. A Tilibra ganha notoriedade e se consolida como a marca mais lembrada pelos estudantes brasileiros e entra no ranking das maiores empresas do país, de acordo com a Revista Exame. A chegada dos personagens da Disney como Mickey, Minnie, Ursinho Pooh e outros renomados personagens de sucesso solidificaram os diferenciais dos produtos Tilibra.
  • + Ver Mais
  • 1981 - 1990

    As metas dessa época tiveram como base a consolidação da qualidade dos produtos, da tecnologia avançada, do desenvolvimento dos recursos humanos, do marketing e do início de licenciamentos de grandes marcas como Garfield e Snoopy. Nesta década a Tilibra participa da primeira Feira Escolar no Parque do Ibirapuera.
  • 1971 - 1980

    A década de 70 foi marcada pela morte do Sr. João Batista Coube, época em que houve a mudança do nome "Typografias e Livrarias Brasil" para TILIBRA S/A, aproveitando as iniciais de cada uma das palavras do nome anterior. A partir de então, seus quatro filhos deram continuidade aos trabalhos do pai e iniciaram uma nova era na história da empresa.
  • 1951 - 1960

    Em 1962, o prédio comercial de quatro andares ficou pequeno para comportar a expansão comercial dos negócios e a gráfica foi transferida para a Rua Aymorés, na Vila Cardia, ocupando uma área de 6 mil metros da área total de 40 mil metros quadrados.
  • 1941 - 1950

    Em meados da década de 40, o nome da empresa do Sr. João Coube mudou para "Typografias e Livrarias Brasil", a primeira sociedade anônima de Bauru. Em 1949, ocorreu um momento especial com a inauguração de um prédio de quatro andares que ligava a Rua batista de carvalho à Avenida Rodrigues Alves. A loja ficava no pavimento de baixo e a gráfica nos andares superiores.
  • 1920 - 1930

    Em 1928, o fluminense João Batista Martins Coube resolveu vender sua própria casa e começar seu empreendimento, com uma porta comercial chamada de "Typografia Brasil" na Rua Batista de Carvalho, em Bauru, centro-oeste do Estado de São Paulo. Em pouco tempo o primeiro prédio ficou pequeno para comportar a expansão da "Typografia Brasil", que passou a comercializar brinquedos, tintas, artigos para escritório e engenharia, e a atividade comercial passou para um prédio bem maior ao lado.

Qualidade e Meio Ambiente

Sistema de Gestão Integrada e Política da qualidade e do meio ambiente

O SGI é o Sistema de Gestão Integrada da Tilibra que agrega as políticas da Qualidade e do Meio Ambiente.

Na Tilibra, os produtos estão em sintonia com a sustentabilidade ambiental. Por isso, as certificações conquistadas pela empresa são de grande importância, pois garantem e comprovam que a origem das matérias-primas e dos nossos processos de produção estão dentro das normas e padrões mundiais de sustentabilidade. A Tilibra possui a certificação ISO 9001 desde 2009, e a ISO 14001, que assegura o compromisso da Tilibra com o meio ambiente.

Confira o compromisso assumido pela Tilibra em relação à Qualidade e ao Meio Ambiente e as políticas que fazem parte do SGI:

A Tilibra Produtos de Papelaria Ltda, atuante no mercado nacional e internacional, enquanto empresa responsável proverá os recursos e estrutura necessários - dentro de suas capacidades - visando a melhoria contínua de seus processos, a satisfação das necessidades de seus clientes, a redução dos impactos significativos por ela gerados, e o controle dos riscos oriundos de suas atividades.

Entendemos como Política Integrada:

  1. Atendimento às necessidades dos nossos clientes (internos e externos);
  2. Melhoria contínua dos nossos produtos, processos, serviços e sistema de gestão integrada;
  3. Redução de perdas para garantia da lucratividade, prevenção à poluição e aos riscos e perigos das atividades desenvolvidas;
  4. Atendimento aos requisitos corporativos, à legislação aplicável vigente e outros aos quais estejamos obrigados.

Meio Ambiente

Destinação de Resíduos Líquidos

  • A Tilibra, sempre preocupada com o meio ambiente, possui sua própria Estação de Tratamento de Efluentes, a ETE, que foi instalada em 2006, tratando tanto os resíduos industriais quanto os sanitários. A empresa foi a pioneira da cidade de Bauru a tratar seus efluentes.

Coleta Seletiva e Destinação de Resíduos Sólidos

  • A coleta seletiva começa no momento em que nossos profissionais descartam os materiais nos recipientes corretos, evitando que ocorra a contaminação cruzada entre os diferentes resíduos ou a sua descaracterização. Embalagens, sucatas, metais e panos de limpeza são devidamente separados e encaminhados para empresas de tratamento.

O papel, que é a principal matéria-prima transformada na empresa, também é separado, classificado e vendido às empresas de reciclagem para sua reutilização. Todos os resíduos gerados em nossas atividades são destinados de forma que não causem danos à natureza.

Por ser uma empresa do setor gráfico, a Tilibra utiliza grande quantidade de papel em seu processo produtivo. Sendo assim, os fornecedores da empresa são criteriosamente escolhidos, e atendem às exigências da ISO 14001, que assegura os quesitos de qualidade.

Certificação FSC

Certificação FSC ® (Conselho de Manejo Florestal) Forest Stweardship Council ® garante que a matéria prima usada no processo de produção é proveniente de florestas manejadas de forma ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável.

A certificação FSC reforça o compromisso que a Tilibra possui com o meio ambiente e a sociedade. Este compromisso é constantemente relembrado aos funcionários, clientes, representantes e fornecedores da empresa.

Compromissos Culturais e Esportivos

O despertar para a cultura e/ou esporte é um incentivo ao desenvolvimento humano. Por isso, a cada ano a Tilibra acredita e apoia projetos culturais e esportivos que promovem o crescimento individual e coletivo, o desenvolvimento de habilidades e a realização de sonhos. Conheça alguns projetos apoiados:

HOSPITAL DE CÂNCER DE BARRETOS (HCB)

Conquistado na categoria Empresa de Grande Porte Regional entregue pelo CIESP nos anos de 2008, 2009, 2011, 2012, 2014 e 2015

FAZENDO HISTÓRIA

Pelo 3° ano consecutivo, a Tilibra mantém a parceria com o Instituto Fazendo História. Fundada em 2005, esta ONG colabora com o desenvolvimento de crianças e adolescentes que vivem em abrigos e orfanatos de São Paulo, trabalhando junto à sua rede de proteção, a fim de fortalecê-los para que transformem a sua própria história. (www.fazendohistoria.org.br).

VAMOS DANÇAR COM AS MENININHAS

Teatro musical infantil inspirado nas personagens da linha Menininhas da Tilibra. Visto por mais de 3 mil crianças do interior de São Paulo, o projeto dá vida às Menininhas: Kizy, Luly, Mel, Tamy, Lie e Cléo, e é um grande incentivo à cultura. O espetáculo aborda estilos variados de dança e música fazendo referência a personalidade de cada uma das personagens. No repertório: ballet clássico e contemporâneo, jazz e dança de rua. A apresentação aborda temas cotidianos da fase pré-adolescente como confl itos, sonhos, escola, amizade e amor através da dança. A interação entre atores e plateia é diversão garantida.

JUDÔ SOCIOEDUCATIVO

Voltado a crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos, esse projeto visa atender menores carentes e contribuir para a diminuição da evasão escolar. Já são mais de 620 famílias se beneficiando das mudanças provocadas pelo esporte e levadas para dentro da comunidade através desses pequenos atletas. O envolvimento dos pais e familiares dos alunos em todas as atividades desenvolvidas pela associação influencia significativamente no resultado educacional e de formação pessoal completa do cidadão.

BOLA BACANA

O Projeto Bola Bacana tem como principal objetivo estimular o desenvolvimento escolar de crianças e jovens carentes através da prática e do aprendizado esportivo especializado, ocupando dessa maneira o tempo ocioso das crianças no contra turno escolar, através da prática de atividades complementares: esportivas, recreativas, cooperativas e educativas. A metodologia aplicada é a brincadeira: "CONTROLE DE TALENTOS", onde os alunos acumulam ao longo do ano TALENTOS, através de frequência e desempenho na escola, integrando educação e esporte na formação de valores dos jovens. O Bola Bacana beneficia crianças e adolescentes, de 07 a 14 anos, matriculados nas escolas públicas da cidade de Ribeirão Preto, visando fazer com que os jovens participantes melhorem o rendimento escolar, promovendo cidadania e integração das crianças com a sociedade. Com este propósito o projeto já conta com o apoio da FIFA e tem o selo do Criança Esperança. Clique aqui e conheça mais sobre este projeto.

Imprensa