Perfil da Empresa

A Tilibra, líder no segmento de papelaria, há mais de 80 anos escreve uma história de valor na cidade de Bauru, interior de São Paulo. Além da produção de Material Escolar e Produtos de Papelaria, a empresa também é destaque no mercado de agendas e de produtos inovadores para casa e escritório. Seus produtos podem ser encontrados nas mais diversas papelarias, supermercados, atacadistas e grandes varejistas do Brasil.

Em 2004 a Tilibra passou a integrar a divisão de negócios de papelaria do grupo norte-americano MeadWestvaco, líder global em produção e soluções de embalagens. Conhecido como MWV, o grupo também atua no mercado de materiais para escritório e produtos químicos especiais.

Em 2012, através de um processo de fusão, a divisão de negócios de papelaria do grupo MWV juntou-se à ACCO Brands, uma empresa que em mais de 100 anos de história tem sido um dos maiores fornecedores mundiais de produtos para escritório. A ACCO apresenta com orgulho uma história de liderança, inovação e foco na prática de um valor excepcional para seus acionistas e clientes, fornecendo produtos originais e de ponta.

A Tilibra possui Missão e Valores bem definidos e busca colocá-los em prática diariamente nas relações com clientes, fornecedores e parceiros. A Missão é criar e fornecer produtos desejados pelos consumidores, oferecendo aos clientes boas oportunidades de negócios, excelentes resultados para os nossos acionistas e funcionários.Os valores são o respeito pelo indivíduo, compromisso com a excelência, trabalho em equipe, integridade, incentivo à criatividade, responsabilidade com a comunidade e respeito à diversidade.

Internamente, a empresa também possui um Código de Conduta que apresenta os princípios fundamentais que norteiam todas as suas atividades. Através deste código, todos os funcionários têm acesso às informações que irão direcionar o dia a dia de trabalho, sejam nas questões de qualidade, segurança, relacionamento e integridade.

Prêmio Excelência Empresarial

Das 12 edições do evento, a Tilibra participou e foi vencedora por 7 vezes do Prêmio Excelência Empresarial do CIESP Bauru. A empresa venceu na categoria Grande Porte, por sua excelência em gestão e exemplo de empresa cidadã.

Prêmio Mérito Lojista

Organizado pela CNDL Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas, reconhecendo pelo 26º ano, sendo 18 vezes consecutivas, o desempenho, a qualidade e a inovação da Tilibra na categoria Papelaria. Chamado de “Deusa da Fortuna”, o troféu é conhecido como o “Oscar do Varejo Brasileiro”.

Prêmio Melhores Marcas

A Revista Lojas e Papelaria realiza uma pesquisa entre proprietários de papelarias de todo o país e lista as principais marcas do mercado. Num total de 16 edições, a Tilibra conquistou por 12 vezes o troféu Master, principal prêmio da pesquisa, como a marca mais reconhecida do segmento. A empresa também foi vitoriosa, por 13 anos consecutivos, na categoria Cadernos e, pelo 9º ano consecutivo, foi agraciada com o troféu de melhor em Fichários. 

Prêmio SESI de Qualidade no Trabalho

Promovido pelo SESI (Serviço Social da Indústria), classificou a Tilibra como a 4ª melhor empresa (etapa estadual) na categoria "Cultura Organizacional", em 2011 por conta da prática do Programa de Divulgação dos Valores Organizacionais.

Prêmio Melhor Produto Capricho

Durante o Summit Capricho 2016, realizado na Editora Abril, a Tilibra foi premiada na categoria “Melhor Produto” por conta da coleção de cadernos universitários lançada no volta às aulas.

Prêmio Licensing Brasil

O Prêmio Licensing Brasil, que evidencia os destaques no trabalho de licenciadores e licenciados, por três anos
consecutivos concedeu troféus à Tilibra. Os prêmios recebidos foram nas linhas Jolie, Monster High e Carrossel.

Prêmio de Licenciadores

Por mais de 10 anos, a Tilibra foi homenageada por licenciadores como Disney, Hasbro, Mattel, Sanrio, Warner por conta de seu trabalho com desenvolvimento de produtos e licenças. Em 2013 recebeu o troféu Licenciado Revelação durante o Mattel Summit por conta da linha Monster High. Na edição de 2014 do prêmio ela foi homenageada pela parceria, há mais de 15 anos, no campo de licenciamentos

Prêmio Fernando Pini de Excelência Gráfica

Prêmios como o Fernando Pini de Excelência Gráfica, o Qualidade Flexo Prof. Sérgio Vay e o Regional de Excelência Gráfi ca Vinícius Viotto Coube reconhecem a alta qualidade gráfica dos produtos Tilibra e são avaliados por uma equipe de técnicos e especialistas em impressão industrial. Ao todo, 10 prêmios de qualidade gráfica estampam a galeria de troféus Tilibra dos últimos 5 anos.

Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio

Por duas edições do Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio, a Tilibra foi reconhecida pela excelência em seu Programa de Estágio.

História

  • 2011 - 2018

    Em 2012, através de um processo de fusão, esta divisão juntou-se à ACCO Brands, uma empresa que em mais de 100 anos de história tem sido um dos maiores fornecedores mundiais de produtos para escritório. A ACCO apresenta com orgulho uma história de liderança, inovação e foco na prática de um valor excepcional para seus acionistas e clientes, fornecendo produtos originais e de ponta.
  • 2001 - 2010

    Em agosto de 2004, o Grupo norte-americano Meadwestvaco adquiriu o controle acionário da Tilibra. O grupo MWV já mantinha negócios no Brasil, no setor de embalagens na cidade de Valinhos, com a Rigesa, adquirida em 1952. Contando com investimentos em modernos equipamentos, apostando no talento de sua valorosa equipe de profissionais e contando com o respaldo tecnológico e comercial do Grupo Meadwestvaco, a Tilibra, com seus produtos inovadores, se fez presente em 18 países do mundo, continuando assim sua trajetória de sucesso.
  • 1991 - 2000

    A década de 90 foi marcada por contratos exclusivos com artistas e personagens famosos como Xuxa, Snoopy, Garfield e Comandos em Ação, além das marcas próprias conhecidas como Click, Grafit, Arca de Noé, Sapeca, Diplomata e Charme. A Tilibra ganha notoriedade e se consolida como a marca mais lembrada pelos estudantes brasileiros e entra no ranking das maiores empresas do país, de acordo com a Revista Exame. A chegada dos personagens da Disney como Mickey, Minnie, Ursinho Pooh e outros renomados personagens de sucesso solidificaram os diferenciais dos produtos Tilibra.
  • + Ver Mais
  • 1981 - 1990

    As metas dessa época tiveram como base a consolidação da qualidade dos produtos, da tecnologia avançada, do desenvolvimento dos recursos humanos, do marketing e do início de licenciamentos de grandes marcas como Garfield e Snoopy. Nesta década a Tilibra participa da primeira Feira Escolar no Parque do Ibirapuera.
  • 1971 - 1980

    A década de 70 foi marcada pela morte do Sr. João Batista Coube, época em que houve a mudança do nome "Typografias e Livrarias Brasil" para TILIBRA S/A, aproveitando as iniciais de cada uma das palavras do nome anterior. A partir de então, seus quatro filhos deram continuidade aos trabalhos do pai e iniciaram uma nova era na história da empresa.
  • 1951 - 1960

    Em 1962, o prédio comercial de quatro andares ficou pequeno para comportar a expansão comercial dos negócios e a gráfica foi transferida para a Rua Aymorés, na Vila Cardia, ocupando uma área de 6 mil metros da área total de 40 mil metros quadrados.
  • 1941 - 1950

    Em meados da década de 40, o nome da empresa do Sr. João Coube mudou para "Typografias e Livrarias Brasil", a primeira sociedade anônima de Bauru. Em 1949, ocorreu um momento especial com a inauguração de um prédio de quatro andares que ligava a Rua batista de carvalho à Avenida Rodrigues Alves. A loja ficava no pavimento de baixo e a gráfica nos andares superiores.
  • 1920 - 1930

    Em 1928, o fluminense João Batista Martins Coube resolveu vender sua própria casa e começar seu empreendimento, com uma porta comercial chamada de "Typografia Brasil" na Rua Batista de Carvalho, em Bauru, centro-oeste do Estado de São Paulo. Em pouco tempo o primeiro prédio ficou pequeno para comportar a expansão da "Typografia Brasil", que passou a comercializar brinquedos, tintas, artigos para escritório e engenharia, e a atividade comercial passou para um prédio bem maior ao lado.

Qualidade e Meio Ambiente

Sistema de Gestão Integrada e Política da qualidade e do meio ambiente

O SGI é o Sistema de Gestão Integrada da Tilibra que agrega as políticas da Qualidade e do Meio Ambiente.

Na Tilibra, os produtos estão em sintonia com a sustentabilidade ambiental. Por isso, as certificações conquistadas pela empresa são de grande importância, pois garantem e comprovam que a origem das matérias-primas e dos nossos processos de produção estão dentro das normas e padrões mundiais de sustentabilidade. A Tilibra possui a certificação ISO 9001 desde 2009, e a ISO 14001, que assegura o compromisso da Tilibra com o meio ambiente.

Confira o compromisso assumido pela Tilibra em relação à Qualidade e ao Meio Ambiente e as políticas que fazem parte do SGI:

A Tilibra Produtos de Papelaria Ltda, atuante no mercado nacional e internacional, enquanto empresa responsável proverá os recursos e estrutura necessários - dentro de suas capacidades - visando a melhoria contínua de seus processos, a satisfação das necessidades de seus clientes, a redução dos impactos significativos por ela gerados, e o controle dos riscos oriundos de suas atividades.

Entendemos como Política Integrada:

  1. Melhoria Contínua dos nossos produtos, processos, serviços e do SGI;
  2. Atender a requisitos sejam eles legais, de clientes e os demais que são aplicáveis;
  3. Recursos e informações disponíveis para atingir metas e objetivos;
  4. Proteção ao meio ambiente incluindo prevenção à poluição, riscos e perigos das atividades desenvolvidas;

Meio Ambiente

Destinação de Resíduos Líquidos

  • A Tilibra, sempre preocupada com o meio ambiente, possui sua própria Estação de Tratamento de Efluentes, a ETE, que foi instalada em 2006, tratando tanto os resíduos industriais quanto os sanitários. A empresa foi a pioneira da cidade de Bauru a tratar seus efluentes.

Coleta Seletiva e Destinação de Resíduos Sólidos

  • A coleta seletiva começa no momento em que nossos profissionais descartam os materiais nos recipientes corretos, evitando que ocorra a contaminação cruzada entre os diferentes resíduos ou a sua descaracterização. Embalagens, sucatas, metais e panos de limpeza são devidamente separados e encaminhados para empresas de tratamento.

O papel, que é a principal matéria-prima transformada na empresa, também é separado, classificado e vendido às empresas de reciclagem para sua reutilização. Todos os resíduos gerados em nossas atividades são destinados de forma que não causem danos à natureza.

Por ser uma empresa do setor gráfico, a Tilibra utiliza grande quantidade de papel em seu processo produtivo. Sendo assim, os fornecedores da empresa são criteriosamente escolhidos, e atendem às exigências da ISO 14001, que assegura os quesitos de qualidade.

Certificação FSC®

A certificação FSC® (Forest Stweardship Council® - Conselho de Manejo Florestal) garante que a madeira utilizada na fabricação do papel deste livro provém de florestas que foram gerenciadas de maneira ambientalmente correta, socialmente  justa e economicamente viável, além de outras fontes de origem controlada.  

A certificação FSC reforça o compromisso que a Tilibra possui com o meio ambiente e a sociedade. Este compromisso é constantemente relembrado aos funcionários, clientes, representantes e fornecedores da empresa. Procure por produtos certificados FSC®.

Código de Licença: FSC-C003148

ISO 50.001

Em 2017 Tilibra se junta às poucas empresas brasileiras e da América Latina que possuem a certificação ISO 50.001, já bastante difundida em toda a Europa, com destaque para a Alemanha. A certificação foi emitida pela empresa portuguesa APCER, vinculada ao IQNET, uma associação internacional de organismos certificadores. Desta forma, a certificação obtida pela Tilibra é reconhecida mundialmente.

Baseada no modelo de sistema de gestão de melhoria contínua, também utilizado para outros padrões em que a Tilibra já é certificada (ISO 9.001 e ISO 14.001), a Norma ISO 50.001 tem como objetivo “permitir que as organizações estabeleçam os sistemas e processos necessários para melhorarem seu desempenho energético, incluindo a eficiência energética, seu uso e consumo”. (Fonte: Site ABESCO – Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia - http://www.abesco.com.br/pt/iso-50001-gestaode- energia/).

A implementação dessa Norma leva à redução nas emissões de gases de efeito estufa e outros impactos ambientais relacionados ao uso de energia.

Em 2017, através do envolvimento e comprometimento de toda a sua equipe de trabalho, a Tilibra recebeu a certificação ISO 50.001 e tornou-se a primeira empresa brasileira no ramo gráfico a conquistar esse importante selo. De acordo com dados fornecidos pelo sistema ISO Internacional, até o ano de 2015, 33 empresas haviam sido certificadas no país, nos mais diversos segmentos. A Tilibra, sempre pioneira quando o assunto é sustentabilidade, adequou seus processos e promoveu a conscientização de suas equipes quanto ao uso correto dos recursos de energia.

Entre as ações desenvolvidas pela empresa, temos: 

- Processos e projetos passam a considerar o impacto energético em sua implantação e operação.

- Os requisitos legais relativos ao uso e consumo de energia elétrica foram mapeados e são sistematicamente avaliados pela equipe de gestão do SGI (Sistema de Gestão Integrada).

- Substituição completa das lâmpadas fluorescentes e de vapor metálico por modelos com LED, que consomem em média 60% menos energia, geram menos calor e possuem maior vida útil.

- Plano de melhoria de eficiência energética desenvolvido com foco no longo prazo.

Compromissos Culturais e Esportivos

O despertar para a cultura e/ou esporte é um incentivo ao desenvolvimento humano. Por isso, a cada ano a Tilibra acredita e apoia projetos culturais e esportivos que promovem o crescimento individual e coletivo, o desenvolvimento de habilidades e a realização de sonhos. Conheça alguns projetos apoiados:

Arena Kids


A 7ª edição do projeto Arena Kids, atração na Praia de Itararé, em São Vicente, litoral paulista, trouxe esse ano o tema “Movimente-se, exercite-se. Faça um verão diferente”. O evento, patrocinado pela Tilibra, ofereceu opções lúdicas e esportivas totalmente gratuitas e atrações especiais, distribuídas em uma área de 3.000 m²,  como o dragão-pula , futebol de sabão, quadras esportivas, tobogã gigante e palco equipado com som para a realização de brincadeiras, gincanas, aulas de dança, entre outras opções. O evento que incentiva a prática esportiva e o esporte de alto rendimento atingiu a marca de 156 mil visitantes ao longo do primeiro mês do ano e teve como destaques, nos finais de semana, as competições de vôlei master 4x4 e futevôlei, e o campeonato sul-americano de beach tênis, com 10 mil reais em
premiação e participação de 700 atletas
.


Circuito Cidades Paulistas

A Tilibra deu início às comemorações dos seus 90 anos trazendo em 2018, o Circuito Cidades Paulistas para
a cidade de Bauru (SP). evento contou com a participação de mais de 2.500 atletas profi ssionais e amadores nas
modalidades corrida e caminhada, os quais puderam se inscrever gratuitamente, e com toda a estrutura para a
comodidade e interação dos participantes com a marca. Um dos grandes diferenciais foram os pacemakers (ditadores
de tempo), a premiação por categoria, sorteio de produtos Tilibra, painel para fotos, além da arrecadação de alimentos
para doação para entidades locais.

Goal Ball

O Goalball, diferente de outras modalidades paraolímpicas, é um esporte desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência visual. O projeto visa incentivar a prática do esporte, visando a formação desportiva e a inclusão social de deficientes visuais. A equipe de Goalball da Associação de Pais, Amigos e Defi cientes Visuais (APADV) participa do Campeonato Paulista, Regional e Brasileiro. O projeto começou em São Bernardo do Campo (SP), e agora está no Centro Paraolímpico Brasileiro, em São Paulo (SP). A Tilibra patrocina o projeto desde 2017 e, junto com a APADV, trabalha em prol da integração e inclusão social do deficiente visual.

Judô Social

O projeto Judô Social, com o apoio da Tilibra, tem como objetivo a formação e a socialização através da prática esportiva. Proporcionando a iniciação de jovens no judô, principalmente nas categorias estudantis, o projeto conta com locais seguros e profissionais qualificados. Em 2017, 250 jovens de São Bernardo do Campo (SP) foram beneficiados pelo projeto.

Jolie Clube

Promovido desde 2015 em diversos shoppings de São Paulo e região, o Jolie Clube é um espaço temático
itinerante que oferece diversas atividades gratuitas para entreter as crianças. Em 2017 o Jolie Clube trouxe o Circo
Jolie com diversas atividades, como ofi cina de malabares, acrobacias de solo, perna-de-pau, equilíbrio na bola, corda
bamba, cama elástica, jogo de argolas e mesa de pintura. Além disso, aos fi nais de semana, houve pocket shows com
palhaços, mágicos e equilibristas. É diversão garantida no melhor estilo Jolie.

Splash

“Splash” é um espetáculo que combina as linguagens de circo, teatro e dança, com diversos quadros cômicos,
poéticos e eletrizantes, sobre a importância da água em nosso dia a dia. Esse show inova ao trazer para o palco incríveis
acrobacias aéreas e de solo, parkour, números de dança e equilibrismo, misturados com projeções multimídia e música
ao vivo. Com direção do Australiano Mark Bromilow, que já foi diretor artístico do Cirque du Soleil, o espetáculo
estreou em São Paulo (SP) em 2017 com o patrocínio da Tilibra, e em 2018 fará turnê no interior do estado, incluindo
uma curta temporada em Bauru (SP).

Jolie

Jolie, marca Tilibra lançada há mais de dez anos e consolidada como uma das mais queridas entre o público
infanto-juvenil, principalmente no mercado de papelaria, anuncia um importante passo em sua evolução: o
lançamento de uma série animada no canal YouTube. A série Jolie Clube é uma novelinha teen com ritmo de sitcom
que aborda de forma bem-humorada situações comuns às garotas pré-adolescentes, explorando a personalidade e
o dia a dia das quatro amigas que compõem o grupo. A nova temporada traz, a pedido do público, episódios mais
longos e conteúdos inéditos. www.youtube.com/JolieClube.

Rodocine

Projeto patrocinado pela Tilibra em 2016 com o objetivo de levar uma sala de cinema móvel montada em uma
carreta de caminhão com projeção digital full HD, com exibições gratuitas para a população de quatro cidades sem
acesso a salas de cinema: Osvaldo Cruz, Pederneiras, Cabreúva e Santana de Parnaíba, no estado de São Paulo. Foram
108 sessões de cinema realizadas em 30 dias e mais de 7.600 pessoas benefi ciadas diretamente. Todas as sessões
foram gratuitas, com direito a pipoca e refrigerante.

Green Nation

A Tilibra apoiou em 2016 a 2ª edição do Festival Green Nation, no Rio de Janeiro: movimento que propõe um
olhar sobre a sustentabilidade em escala global, unindo entretenimento, negócios, experimentação e interatividade.
O evento coloca em pauta o desafi o de construir junto com a sociedade um mundo realmente sustentável em
práticas, atitudes, comportamentos e mudanças de olhar, pois é preciso um novo cidadão para a construção de uma
comunidade que valorize o respeito ao meio ambiente, a cidadania, e o consumo consciente.

Photo Truck

Circuito cultural de fotografia realizado em 2016, onde um photo truck levou oficinas durante dois dias para
uma escola de Santana de Parnaíba (SP). A fotografi a foi utilizada no ambiente escolar como um instrumento de
percepção, reflexão e comunicação, promovendo um trabalho de alfabetização visual por meio de uma viagem para
o mundo da fotografia. Ao final do projeto foram realizadas intervenções artísticas na escola com a exposição das
imagens produzidas pelos alunos.