• COMPARTILHE:
  • Google+
  • Facebook
  • Twitter
  • AÇÕES:
  • Imprimir
  • Diminuir fonte
  • Aumentar fonte

Compromissos Sociais

O compromisso com a comunidade acompanha a trajetória da Tilibra, consolidando-se como um de seus valores organizacionais.
Ao longo de seus 86 anos de história, a empresa participou e participa de importantes projetos assistenciais e de desenvolvimento social e educacional, com foco na cidade de Bauru, sua cidade sede.
Através da doação de materiais escolares e de recursos financeiros, diferentes entidades puderam contribuir para a melhoria das condições de vida de crianças, jovens e adultos que apresentam algum tipo de deficiência.
Com o apoio da Tilibra, organizações sem fins lucrativos reconhecidas dentro e fora de Bauru, puderam concretizar planos, promover a inclusão, melhorar a acessibilidade e elevar a autonomia e dignidade de centenas de seus usuários.

Fundado em 1994, o Instituto Rodrigo Mendes é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a construção de uma sociedade inclusiva por meio da educação e da arte.
Ao longo dos 10 primeiros anos, investiu em metodologias e projetos no campo das artes visuais. Em 2005, passou a desenvolver programas de formação de professores, visando colaborar para que a escola pública seja capaz de acolher toda e qualquer criança.
Há mais de 15 anos, a Tilibra é parceira do Instituto Rodrigo Mendes. A Tilibra possui uma linha de cadernos e agendas com capas ilustradas por pinturas de alunos do Instituto. Parte da receita gerada com a venda desses produtos é destinada à organização e aos alunos autores das obras de arte na forma de direitos autorais. 
Participe você também deste maravilhoso projeto ao vender em sua loja os produtos do Instituto Rodrigo Mendes. (www.institutorodrigomendes.org.br)

 


O Fundo das Nações Unidas para a Infância, organização mundialmente reconhecida, está presente no Brasil desde 1950, liderando e apoiando algumas das mais importantes transformações na vida de crianças, adolescentes e de suas famílias através de campanhas de imunização e aleitamento, do movimento pelo acesso universal à educação, da aprovação do artigo 277 da Constituição Federal e do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Nos últimos cinco anos, o UNICEF, ao lado de seus muitos aliados, ajudou o Brasil a reduzir a mortalidade infantil em municípios do semiárido brasileiro; treinou mais de 22 mil agentes comunitários de saúde, educadores de creches e pré-escolas para assegurar sobrevivência, desenvolvimento, participação e proteção das crianças desde o período pré-natal até os seis anos de idade; melhorou o aprendizado de crianças, principalmente as mais vulneráveis à repetência e à evasão escolar, como as indígenas; dentre dezenas de outras ações.
O UNICEF licencia sua marca para empresas de diferentes segmentos em todo o mundo, sendo a Tilibra a primeira da América Latina a produzir cartões e itens de papelaria. A parceria teve início em 2011, e parte da receita da venda desses produtos é revertida para programas em prol da infância e da adolescência assistidos pelo UNICEF no Brasil.
Participe você também deste maravilhoso projeto ao vender em sua loja os produtos do UNICEF. (www.unicef.org.br). 

 

 

Em 2014, a Tilibra iniciou seu apoio à Enactus Brasil. Presente em 36 países, a Enactus é uma rede de estudantes, líderes executivos e acadêmicos que tem por objetivo fazer a diferença em suas comunidades, promovendo um desenvolvimento sustentável.
A organização é responsável por conduzir estrategicamente e motivar as equipes de estudantes universitários presentes nos países que a compõem. Através de projetos empreendedores, esses estudantes são capazes de mudar a realidade de comunidades, melhorando a qualidade de vida destas pessoas. 
No Brasil são mais de 1.000 estudantes envolvidos, 42 universidades cadastradas, 70 projetos em andamento e 69.490 horas de trabalho voluntário. (www.enactusbrazil.org)

 

Atuante desde 2005 em diversos estados do Brasil, o Instituto Fazendo História é uma OSCIP (Organização Social da Sociedade Civil de Interesse Público) que oferece acolhimento a crianças e adolescentes que, por algum motivo, precisaram ser afastados de suas famílias. O suporte prestado pelo instituto visa garantir seus direitos quando os mesmos estejam ameaçados ou violados. Seus programas e projetos são adaptados aos jovens, de acordo com a faixa etária e necessidades específicas. Como exemplos, temos: a troca de experiências e o registro de sua própria história de vida (com lançamentos de livros); e a realização de psicoterapia e o desenvolvimento de autonomia dos jovens durante o processo de desligamento.

Devido à sua atuação, o Instituto recebeu reconhecimentos importantes como o Prêmio “Criança” (da fundação Abrinq) e o Prêmio “Rumos da Educação” (da fundação Itaú Social). A Tilibra patrocina as ações do instituto Fazendo História desde 2013. Em Bauru, os trabalhos de acolhimento foram realizados no Lar Abrigo Bom Pastor, Lar Social Cori, Lar Social Santo Aníbal e o Abrigo Família de Nazaré: www.fazendohistoria.org.br
 

 

Em 1976, um grupo de amigos e colaboradores reuniram-se e discutiram os dados constatados em uma pesquisa sobre as dificuldades e a falta de assistência enfrentada pelas pessoas com deficiência, especialmente as pessoas com hanseníase. Sensibilizados com a situação, decidiram criar uma entidade para apoiar essa parte da população na busca por uma vida útil e digna” (relembra Thomas Ferran Frist, idealizador da SORRI-Bauru).

A SORRI cresceu desde 1976 e hoje tem como objetivo atender pessoas com deficiência física, auditiva, visual e social. A SORRI Bauru há anos é reconhecida em todo o país pela excelência no atendimento e pelo cumprimento de sua missão: promover os direitos humanos com ênfase nos direitos das pessoas com deficiência. Em 2015, apenas pela SORRI Bauru, foram realizados 175.256 atendimentos para 3.987 usuários, entre eles crianças, jovens, adultos e idosos; promovendo a inclusão social, a emancipação da pessoa com deficiência, a melhoria nas atividades diárias como locomoção e alimentação, e o aumento da qualidade de vida desses usuários.

A parceria entre Tilibra e SORRI teve início no ano de fundação da instituição em Bauru, em 1976. Em 2008, com recursos disponibilizados pela Tilibra, foi possível a criação e ativação de um núcleo integrado de fabricação de próteses. Em 2011, outra doação da Tilibra permitiu a concretização do “Ambulatório de Disfagia” da instituição, voltado ao tratamento de problemas de deglutição. No início de 2014, a doação de  275 cadeiras de rodas promovida pela Free Wheelchair Mission (instituição internacional que tem como objetivo atender as necessidades de locomoção de pessoas de diversos países) contou com o apoio da Tilibra, que também concedeu, por meio do Fundo da Criança e do Adolescente, a quantia de R$ 80.000,00 em Dezembro de 2014 para auxiliar nas atividades e ações da entidade.

Em Dezembro de 2015, o projeto “2º Programa de Qualificação e Aprimoramento da Equipe Multidisciplinar do Centro Especializado Sorri-Bauru” recebeu o apoio da Tilibra para continuidade de suas atividades em 2016, possibilitando cursos de capacitação e aprimoramento que são realizados na própria entidade. A Tilibra também realizou a destinação de recursos à instituição através de incentivos fiscais. (www.sorribauru.com.br)

Instituição modelo no atendimento para habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento, a APAE Bauru recebe o apoio da Tilibra há 38 anos. Como entidade sem fins lucrativos, tem como missão promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, prestação de serviços de qualidade e apoio à família dos usuários.
Através do repasse de recursos financeiros ou aquisição de convites em eventos beneficentes promovidos pela entidade, a Tilibra contribuiu e contribui com a APAE, possibilitando a concretização de projetos, como a construção de um ginásio de esportes em 2008.
Em 2014, com novo apoio da Tilibra através do Fundo para a Infância e Adolescência, a instituição construiu um quiosque para utilização e benefício dos usuários, que poderão desfrutar de um espaço destinado a oficinas de dança, de artes plásticas, visuais e recreativas e artes cênicas, possibilitando a ampliação de seu universo informacional, artístico e cultural.
Batizado como “Quiosque Tilibra: Arte de Ser Feliz”, o local tem por objetivo estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e proporcionar formação cidadã aos usuários da APAE. (www.bauru.apaebrasil.org.br)

 

Campanha do Agasalho - Campanha filantrópica anual realizada em parceria com a Secretaria Municipal do Bem-Estar Social de Bauru (Sebes).
Na empresa, são disponibilizados pontos de coleta de agasalhos e cobertores que, posteriormente, são repassados à Sebes para distribuição em entidades e famílias carentes de Bauru. Em 2014, o projeto arrecadou mais de 160 mil peças de roupas e cobertores, que foram distribuídos a cerca de 60 mil pessoas carentes de Bauru.
Em 2015, foram arrecadas 10 caixas com roupas e cobertores para a campanha. Em 2016, 27 caixas com roupas, cobertores, sapatos e outros itens arrecadados internamente foram encaminhados para doação.

 

Creche Monteiro Lobato e Creche São Paulo

Há décadas, a Tilibra colabora, mensalmente, com essas duas instituições de Bauru através de recursos financeiros. Ambas atendem crianças de quatro meses a seis anos através de programas educativos e assistenciais há mais de 40 anos. No final de 2015, em específico, a Creche e Berçário São Paulo recebeu novo suporte da Tilibra para finalização de uma área de playground que beneficiará mais de 100 crianças atendidas pela entidade. 

 

Hospital de Câncer de Barretos (HCB)

O Hospital de Câncer de Barretos é um dos maiores hospitais de combate ao câncer do mundo com atendimento 100% gratuito. A compra de medicamentos específicos, que não são pagos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) é um dos principais itens contemplados pelo projeto realizado via PRONON (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica). Além do apoio psicológico ao paciente e à família, há acompanhamento e execução de estudos genéticos que permitem redução significativa dos custos em tratamentos, e o valor doado também é usado para a contratação de médicos e enfermeiros. Atualmente, o hospital recebe pessoas de mais de 1,6 mil municípios brasileiros e realiza aproximadamente 4 mil atendimentos por dia
Através de incentivos fiscais e do apoio de empresas como a Tilibra, o hospital mantém, atualiza e cria possibilidades de crescimento dos atendimentos oferecidos à população, além de manter a qualidade dos mesmos www.hcancerbarretos.com.br

 

WWF

O ano de 2015 marcou o começo da parceria com o WWF-Brasil. Nosso país possui uma das maiores biodiversidades do mundo, a maior reserva de água doce e um terço das florestas tropicais que ainda restam. É para cuidar dessas riquezas e ajudar na conservação da natureza que o WWF-Brasil atua há mais de 40 anos no nosso país.  Além de desenvolver projetos na Amazônia, no Cerrado, no Pantanal, na Mata Atlântica, o WWF-Brasil também trabalha para reduzir o impacto da ação do homem. Nesse sentido, são realizados projetos com temas como mudanças climáticas e energia, agricultura, água, ecologia da paisagem e educação para sociedades sustentáveis.
A Tilibra lança uma linha de cadernos e parte da receita gerada com a venda desses produtos é destinada ao WWF-Brasil. www.wwf.org.br

 

Hospital de Base de São José do Rio Preto

Considerado um dos maiores e mais importantes complexos hospitalares do Estado de São Paulo, o Hospital de Base de São José do Rio Preto atende por mês cerca de 46.000 pessoas. O hospital-escola, ligado à Faculdade de Medicina de Rio Preto, destaca-se pelo corpo clínico altamente qualificado e pela medicina de alta tecnologia que oferece aos pacientes, a maioria do sistema único de saúde. O projeto tem como principal objetivo a ambientação, aquisição de mobiliário e material permanente para a Unidade de Terapia Intensiva para pacientes com câncer www.hospitaldebase.com.br


Outras instituições

A cada ano, diversas igrejas, escolas municipais, abrigos, creches e hospitais recebem o apoio da Tilibra através da doação de materiais escolares, do repasse de recurso financeiro ou contribuição em eventos beneficentes realizados pelas instituições.
Em 2015, mais de 100 organizações foram beneficiadas
, como: Associação de Combate ao Câncer, Creche e Escola Madre Clélia, Vila Vicentina (abrigo para idosos), Centro Espírita Amor e Caridade, Sociedade de Apoio a Pessoas com AIDS de Bauru (SAPAB), Hospital Estadual Manoel de Abreu, abrigos para crianças (Casa da Criança e Casa de Nazaré), Recuperação e Assistência Cristã (RASC), entre outros. Também no mesmo ano, durante a confraternização de funcionários e estagiários Tilibra, foram arrecadados 872 litros e mais de 20 latas de leite, que foram doados para a Casa da Criança de Bauru. 

 

Galeria de Imagens e Vídeos

  • Parceria Rodrigo Mendes e Tilibra: construção de uma sociedade inclusiva

    Parceria Rodrigo Mendes e Tilibra: construção de uma sociedade inclusiva