• COMPARTILHE:
  • Google+
  • Facebook
  • Twitter
  • AÇÕES:
  • Imprimir
  • Diminuir fonte
  • Aumentar fonte

Compromissos Sociais

O compromisso com a comunidade acompanha a trajetória da Tilibra, consolidando-se como um de seus valores organizacionais.
Ao longo de seus 86 anos de história, a empresa participou e participa de importantes projetos assistenciais e de desenvolvimento social e educacional, com foco na cidade de Bauru, sua cidade sede.
Através da doação de materiais escolares e de recursos financeiros, diferentes entidades puderam contribuir para a melhoria das condições de vida de crianças, jovens e adultos que apresentam algum tipo de deficiência.
Com o apoio da Tilibra, organizações sem fins lucrativos reconhecidas dentro e fora de Bauru, puderam concretizar planos, promover a inclusão, melhorar a acessibilidade e elevar a autonomia e dignidade de centenas de seus usuários.

Fundado em 1994, o Instituto Rodrigo Mendes é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a construção de uma sociedade inclusiva por meio da educação e da arte.
Ao longo dos 10 primeiros anos, investiu em metodologias e projetos no campo das artes visuais. Em 2005, passou a desenvolver programas de formação de professores, visando colaborar para que a escola pública seja capaz de acolher toda e qualquer criança.
Há mais de 15 anos, a Tilibra é parceira do Instituto Rodrigo Mendes. A Tilibra possui uma linha de cadernos e agendas com capas ilustradas por pinturas de alunos do Instituto. Parte da receita gerada com a venda desses produtos é destinada à organização e aos alunos autores das obras de arte na forma de direitos autorais. 
Participe você também deste maravilhoso projeto ao vender em sua loja os produtos do Instituto Rodrigo Mendes. (www.institutorodrigomendes.org.br)

 


O Fundo das Nações Unidas para a Infância, organização mundialmente reconhecida, está presente no Brasil desde 1950, liderando e apoiando algumas das mais importantes transformações na vida de crianças, adolescentes e de suas famílias através de campanhas de imunização e aleitamento, do movimento pelo acesso universal à educação, da aprovação do artigo 277 da Constituição Federal e do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Nos últimos cinco anos, o UNICEF, ao lado de seus muitos aliados, ajudou o Brasil a reduzir a mortalidade infantil em municípios do semiárido brasileiro; treinou mais de 22 mil agentes comunitários de saúde, educadores de creches e pré-escolas para assegurar sobrevivência, desenvolvimento, participação e proteção das crianças desde o período pré-natal até os seis anos de idade; melhorou o aprendizado de crianças, principalmente as mais vulneráveis à repetência e à evasão escolar, como as indígenas; dentre dezenas de outras ações.
O UNICEF licencia sua marca para empresas de diferentes segmentos em todo o mundo, sendo a Tilibra a primeira da América Latina a produzir cartões e itens de papelaria. A parceria teve início em 2011, e parte da receita da venda desses produtos é revertida para programas em prol da infância e da adolescência assistidos pelo UNICEF no Brasil.
Participe você também deste maravilhoso projeto ao vender em sua loja os produtos do UNICEF. (www.unicef.org.br). 

 

Projeto "O Brasileirinho"

Desenvolvido pela Polícia Federal, esse projeto tem por objetivo a conscientização, através de cartilhas, das crianças do ensino fundamental sobre os malefícios do uso de drogas.
A Tilibra apoia o projeto desde 2006 e contribui com a impressão de cartilhas, utilizadas em escolas de Bauru.


 

 

Em 2014, a Tilibra iniciou seu apoio à Enactus Brasil. Presente em 36 países, a Enactus é uma rede de estudantes, líderes executivos e acadêmicos que tem por objetivo fazer a diferença em suas comunidades, promovendo um desenvolvimento sustentável.
A organização é responsável por conduzir estrategicamente e motivar as equipes de estudantes universitários presentes nos países que a compõem. Através de projetos empreendedores, esses estudantes são capazes de mudar a realidade de comunidades, melhorando a qualidade de vida destas pessoas. 
No Brasil são mais de 1.000 estudantes envolvidos, 42 universidades cadastradas, 70 projetos em andamento e 69.490 horas de trabalho voluntário. (www.enactusbrazil.org)

 

Atuante desde 2005 em diversos estados do Brasil, o Instituto Fazendo História é uma OSCIP (Organização Social da Sociedade Civil de Interesse Público) que oferece acolhimento a crianças e adolescentes que, por algum motivo, precisaram ser afastados de suas famílias.
O suporte prestado pelo instituto visa garantir seus direitos quando os mesmos estejam ameaçados ou violados. Seus programas e projetos são adaptados aos jovens, de acordo com a faixa etária e necessidades específicas. Como exemplos, temos: a troca de experiências e o registro de sua própria história de vida (com lançamentos de livros); e a realização de psicoterapia e o desenvolvimento de autonomia dos jovens durante o processo de desligamento.
Devido à sua atuação, o Instituto recebeu reconhecimentos importantes como o Prêmio “Criança” (da fundação Abrinq) e o Prêmio “Rumos da Educação” (da fundação Itaú Social).
A Tilibra patrocina as ações do instituto Fazendo História desde 2013. Em Bauru, os trabalhos de acolhimento foram realizados no Lar Abrigo Bom Pastor, Lar Social Cori, Lar Social Santo Aníbal e o Abrigo Família de Nazaré.

 

“Em 1976, um grupo de amigos e colaboradores reuniram-se e discutiram os dados constatados em uma pesquisa sobre as dificuldades e a falta de assistência enfrentada pelas pessoas com deficiência, especialmente as pessoas com hanseníase. Sensibilizados com a situação, decidiram criar uma entidade para apoiar essa parte da população na busca por uma vida útil e digna” (relembra Thomas Ferran Frist, idealizador da SORRI-Bauru).
A SORRI cresceu desde 1976 e hoje tem como objetivo atender pessoas com deficiência física, auditiva, visual e social. A SORRI Bauru há anos é reconhecida em todo o país pela excelência no atendimento e pelo cumprimento de sua missão: promover os direitos humanos com ênfase nos direitos das pessoas com deficiência.
Em 2013, apenas pela SORRI Bauru, foram realizados 169.882 atendimentos entre crianças, jovens, adultos e idosos, promovendo a inclusão social, a emancipação da pessoa com deficiência, a melhoria nas atividades diárias como locomoção e alimentação, e o aumento da qualidade de vida desses usuários.
A parceria entre Tilibra e SORRI teve início no ano de fundação da instituição em Bauru, em 1976. Em 2008, com recursos disponibilizados pela Tilibra, foi possível a criação e ativação de um núcleo integrado de fabricação de próteses.
Em 2011, outra doação da Tilibra permitiu a concretização do “Ambulatório de Disfagia” da instituição, voltado ao tratamento de problemas de deglutição.
No início de 2014 uma doação de 
cadeiras de rodas promovida pela Free Wheelchair Mission (instituição internacional que tem como objetivo atender as necessidades de locomoção de pessoas de diversos países) contou com o intermédio da Tilibra. Ao todo, a SORRI e outras 15 instituições de Bauru foram beneficiadas com 275 cadeiras.
A Tilibra também realizou a destinação 
de recursos à instituição através de incentivos fiscais. (www.sorribauru.com.br)

 

Instituição modelo no atendimento para habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento, a APAE Bauru recebe o apoio da Tilibra há 38 anos. Como entidade sem fins lucrativos, tem como missão promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, prestação de serviços de qualidade e apoio à família dos usuários.
Através do repasse de recursos financeiros ou aquisição de convites em eventos beneficentes promovidos pela entidade, a Tilibra contribuiu e contribui com a APAE, possibilitando a concretização de projetos, como a construção de um ginásio de esportes em 2008.
Em 2014, com novo apoio da Tilibra através do Fundo para a Infância e Adolescência, a instituição construiu um quiosque para utilização e benefício dos usuários, que poderão desfrutar de um espaço destinado a oficinas de dança, de artes plásticas, visuais e recreativas e artes cênicas, possibilitando a ampliação de seu universo informacional, artístico e cultural.
Batizado como “Quiosque Tilibra: Arte de Ser Feliz”, o local tem por objetivo estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e proporcionar formação cidadã aos usuários da APAE. (www.bauru.apaebrasil.org.br)

 

Campanha do Agasalho - Campanha filantrópica anual realizada em parceria com a Secretaria Municipal do Bem-Estar Social de Bauru (Sebes).
Na empresa, são disponibilizados pontos de coleta de agasalhos e cobertores que, posteriormente, são repassados à Sebes para distribuição em entidades e famílias carentes de Bauru. Em 2014, o projeto arrecadou mais de 160 mil peças de roupas e cobertores, que foram distribuídos a cerca de 60 mil pessoas carentes de Bauru.

 

Creche Monteiro Lobato e Creche São Paulo

Há décadas, a Tilibra colabora, mensalmente, com essas duas instituições de Bauru através de recursos financeiros. Ambas atendem crianças de quatro meses a seis anos através de programas educativos e assistenciais há mais de 40 anos.

 


Outras instituições

A cada ano, diversas igrejas, escolas municipais, abrigos, creches e hospitais recebem o apoio da Tilibra através da doação de materiais escolares, do repasse de recurso financeiro ou contribuição em eventos beneficentes realizados pelas instituições.
Em 2014, mais de 100 organizações foram beneficiadas
, como: Associação de Combate ao Câncer, Creche e Escola Madre Clélia, Vila Vicentina (abrigo para idosos), Centro Espírita Amor e Caridade, Sociedade de Apoio a Pessoas com AIDS de Bauru (SAPAB), Hospital Estadual Manoel de Abreu, abrigos para crianças (Casa da Criança e Casa de Nazaré), Recuperação e Assistência Cristã (RASC), entre outros.

 

Galeria de Imagens e Vídeos

  • Parceria Rodrigo Mendes e Tilibra: construção de uma sociedade inclusiva

    Parceria Rodrigo Mendes e Tilibra: construção de uma sociedade inclusiva