• COMPARTILHE:
  • Google+
  • Facebook
  • Twitter
  • AÇÕES:
  • Imprimir
  • Diminuir fonte
  • Aumentar fonte

História

1920 a 1930
Em 1928, o fluminense João Batista Martins Coube resolveu vender sua própria casa e começar seu empreendimento, com uma porta comercial chamada de “Typografia Brasil” na Rua Batista de Carvalho, em Bauru, centro-oeste do Estado de São Paulo.
Em pouco tempo o primeiro prédio ficou pequeno para comportar a expansão da “Typografia Brasil”, que passou a comercializar brinquedos, tintas, artigos para escritório e engenharia, e a atividade comercial passou para um prédio bem maior ao lado.

1941 a 1950
Em meados da década de 40, o nome da empresa do Sr. João Coube mudou para “Typografias e Livrarias Brasil”, a primeira sociedade anônima de Bauru.
Em 1949, ocorreu um momento especial com a inauguração de um prédio de quatro andares que ligava a Rua batista de carvalho à Avenida Rodrigues Alves. A loja ficava no pavimento de baixo e a gráfica nos andares superiores.

1951 a 1960
O ano de 1953 marcou a conquista do Jubileu de Ouro. A Tilibra possuía representantes comerciais em 11 estados brasileiros e uma política de investimentos em modernas máquinas gráficas.  Nesta época, a “Typografias e Livrarias Brasil” já distribuía os seus produtos em boa parte do país.

1961 a 1970
Em 1962, o prédio comercial de quatro andares ficou pequeno para comportar a expansão comercial dos negócios e a gráfica foi transferida para a Rua Aymorés, na Vila Cardia, ocupando uma área de 6 mil metros da área total de  40 mil metros quadrados.

1971 a 1980
A década de 70 foi marcada pela morte do Sr. João Batista Coube, época em que houve a mudança do nome “Typografias e Livrarias Brasil” para TILIBRA S/A, aproveitando as iniciais de cada uma das palavras do nome anterior. A partir de então, seus quatro filhos deram continuidade aos trabalhos do pai e iniciaram uma nova era na história da empresa.

1981 a 1990
As metas dessa época tiveram como base a consolidação da qualidade dos produtos, da tecnologia avançada, do desenvolvimento dos recursos humanos, do marketing e do início de licenciamentos de grandes marcas como Garfield e Snoopy. Nesta década a Tilibra participa da primeira Feira Escolar no Parque do Ibirapuera.

1991 a 2000
A década de 90 foi marcada por contratos exclusivos com artistas e personagens famosos como Xuxa, Snoopy, Garfield e Comandos em Ação, além das marcas próprias conhecidas como Click, Grafit, Arca de Noé, Sapeca, Diplomata e Charme.
A Tilibra ganha notoriedade e se consolida como a marca mais lembrada pelos estudantes brasileiros e entra no ranking das maiores empresas do país, de acordo com a Revista Exame. A chegada dos personagens da Disney como Mickey, Minnie, Ursinho Pooh e outros renomados personagens de sucesso solidificaram os diferenciais dos produtos Tilibra.

2001 a 2010
Em agosto de 2004, o Grupo norte-americano Meadwestvaco adquiriu o controle acionário da Tilibra. O grupo MWV já mantinha negócios no Brasil, no setor de embalagens na cidade de Valinhos, com a Rigesa, adquirida em 1952.
Contando com investimentos em modernos equipamentos, apostando no talento de sua valorosa equipe de profissionais e contando com o respaldo tecnológico e comercial do Grupo Meadwestvaco, a Tilibra, com seus produtos inovadores, se fez presente em 18 países do mundo, continuando assim sua trajetória de sucesso.

2011 a 2016
Em 2012, através de um processo de fusão, esta divisão juntou-se à ACCO Brands, uma empresa que em mais de 100 anos de história tem sido um dos maiores fornecedores mundiais de produtos para escritório.
A ACCO apresenta com orgulho uma história de liderança, inovação e foco na prática de um valor excepcional para seus acionistas e clientes, fornecendo produtos originais e de ponta.