• COMPARTILHE:
  • Google+
  • Facebook
  • Twitter
  • AÇÕES:
  • Imprimir
  • Diminuir fonte
  • Aumentar fonte

História

1920 a 1930
Em 1928, o fluminense João Batista Martins Coube resolveu vender sua própria casa e começar seu empreendimento, com uma porta comercial chamada de “Typografia Brasil” na Rua Batista de Carvalho, em Bauru, centro-oeste do Estado de São Paulo.
Em pouco tempo o primeiro prédio ficou pequeno para comportar a expansão da “Typografia Brasil”, que passou a comercializar brinquedos, tintas, artigos para escritório e engenharia, e a atividade comercial passou para um prédio bem maior ao lado.


1941 a 1950
Em meados da década de 40
, o nome da empresa do Sr. João Coube mudou para “Typografias e Livrarias Brasil”, a primeira sociedade anônima de Bauru.
Em 1949, ocorreu um momento especial com a inauguração de um prédio de quatro andares que ligava a Rua batista de carvalho à Avenida Rodrigues Alves. A loja ficava no pavimento de baixo e a gráfica nos andares superiores.


1951 a 1960
O ano de 1953 marcou a conquista do Jubileu de Ouro
. A Tilibra possuía representantes comerciais em 11 estados brasileiros e uma política de investimentos em modernas máquinas gráficas.  Nesta época, a “Typografias e Livrarias Brasil” já distribuía os seus produtos em boa parte do país.


1961 a 1970
Em 1962
, o prédio comercial de quatro andares ficou pequeno para comportar a expansão comercial dos negócios e a gráfica foi transferida para a Rua Aymorés, na Vila Cardia, ocupando uma área de 6 mil metros da área total de  40 mil metros quadrados.


1971 a 1980
A década de 70
foi marcada pela morte do Sr. João Batista Coube, época em que houve a mudança do nome “Typografias e Livrarias Brasil” para TILIBRA S/A, aproveitando as iniciais de cada uma das palavras do nome anterior. A partir de então, seus quatro filhos deram continuidade aos trabalhos do pai e iniciaram uma nova era na história da empresa.


1981 a 1990
As metas dessa época tiveram como base a consolidação da qualidade dos produtos, da tecnologia avançada, do desenvolvimento dos recursos humanos, do marketing e do início de licenciamentos de grandes marcas como Garfield e Snoopy. Nesta década a Tilibra participa da primeira Feira Escolar no Parque do Ibirapuera.


1991 a 2000
A década de 90
foi marcada por contratos exclusivos com artistas e personagens famosos como Xuxa, Snoopy, Garfield e Comandos em Ação, além das marcas próprias conhecidas como Click, Grafit, Arca de Noé, Sapeca, Diplomata e Charme.

A Tilibra ganha notoriedade e se consolida como a marca mais lembrada pelos estudantes brasileiros e entra no ranking das maiores empresas do país, de acordo com a Revista Exame. A chegada dos personagens da Disney como Mickey, Minnie, Ursinho Pooh e outros renomados personagens de sucesso solidificaram os diferenciais dos produtos Tilibra.


2001 a 2010
Em agosto de 2004, o Grupo norte-americano Meadwestvaco adquiriu o controle acionário da Tilibra. O grupo MWV já mantinha negócios no Brasil, no setor de embalagens na cidade de Valinhos, com a Rigesa, adquirida em 1952. Contando com investimentos em modernos equipamentos, apostando no talento de sua valorosa equipe de profissionais e contando com o respaldo tecnológico e comercial do Grupo Meadwestvaco, a Tilibra, com seus produtos inovadores, se fez presente em 18 países do mundo, continuando assim sua trajetória de sucesso.

Uma das conquistas mais celebradas do período foi a certificação ISO 9001, alcançada pela Tilibra no ano de 2009. Ainda mais qualidade, controle e mensuração dos processos de fabricação e administração foram os principais ganhos obtidos com a certificação. Na ocasião, a empresa desenvolveu seu Sistema de Gestão Integrada (SGI), um conjunto de processos e práticas com o objetivo de tornar a organização ainda mais eficiente e atender às exigências da certificação ISO.


2011 a 2016
Em 2012
, através de um processo de fusão, esta divisão juntou-se à ACCO Brands www.accobrands.com, uma empresa que em mais de 100 anos de história tem sido um dos maiores fornecedores mundiais de produtos para escritório e informática, reconhecida por marcas como Kensington www.kensington.com e Swingline www.swingline.com. A ACCO apresenta com orgulho uma história de liderança, inovação e foco na prática de um valor excepcional para seus acionistas e clientes, fornecendo produtos originais e de ponta.

Em 2011 a Tilibra se uniu outras grandes empresas do segmento de papelaria e fundou a ABFIAE, Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares e de Escritório. A entidade, através de sua representatividade, tem forte atuação em prol da redução da carga tributária incidente sobre os materiais escolares e defende a implantação do Cartão Material Escolar, que é a disponibilização, via Governos, de crédito para alunos da rede pública visando à compra exclusiva de material escolar nas papelarias do município. A medida contribui para a fomentação da economia da cidade que opta pelo cartão, fortalecendo o comércio local, gerando empregos, além de ajudar na motivação dos alunos da rede pública ao respeitar o direito de escolha do material que será utilizado durante o ano letivo. Saiba mais em: www.abfiae.org

Em 2014, a Tilibra conquistou sua segunda importante certificação, a ISO 14001, que atesta o respeito ao meio ambiente. Com este selo, a empresa coloca em evidência seu controle interno de resíduos, o tratamento de efluentes realizado através de ETE própria e a conscientização de funcionários, estagiários, prestadores de serviço e demais visitantes por meio da coleta seletiva.