• COMPARTILHE:
  • Google+
  • Facebook
  • Twitter
  • AÇÕES:
  • Imprimir
  • Diminuir fonte
  • Aumentar fonte

Qualidade e Meio Ambiente

Sistema de Gestão Integrada e Política da qualidade e do meio ambiente

O SGI é o Sistema de Gestão Integrada da Tilibra que agrega as políticas da Qualidade, do Meio Ambiente e da Eficiência Energética.

Na Tilibra, os produtos estão em sintonia com a sustentabilidade ambiental. Por isso, as certificações conquistadas pela empresa são de grande importância, pois garantem e comprovam que a origem das matérias-primas e dos nossos processos de produção estão dentro das normas e padrões mundiais de sustentabilidade. A Tilibra possui a certificação ISO 9001 desde 2009, e a ISO 14001, que assegura o compromisso da Tilibra com o meio ambiente.


Entendemos como Política Integrada:

1 – Melhoria contínua dos nossos produtos, processos, serviços e do sistema de gestão integrada: sempre considerar novos procedimentos, métodos, tecnologias e equipamentos para que possamos oferecer produtos e serviços com excelência, menor consumo energético e geração de resíduos e, consequentemente, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

2 – Atendimento dos requisitos legais, de clientes e outros aplicáveis.

3 – Prevenção à poluição, riscos e perigos das atividades desenvolvidas: melhorar continuamente nossos produtos e processos, diminuindo os riscos do trabalho, a geração de resíduos e, consequentemente, a poluição.

4 – Recursos e informações disponíveis para atingir objetivos e metas: disponibilizar as equipes, treinamentos, informações, recursos e materiais necessários para que possamos atingir melhores resultados de acordo com nossos objetivos e metas.
 

Meio Ambiente

Destinação de Resíduos Líquidos
A Tilibra, sempre à frente quando ao assunto é respeito ao meio ambiente, possui sua própria Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), inaugurada em 2001, e que trata os resíduos industriais e sanitários. A empresa foi a pioneira na cidade de Bauru a tratar seus efluentes e a própria ETE é destaque por alcançar um desempenho superior a 98% de eficiência, devolvendo água limpa e tratada ao Rio Bauru (Bauru/SP).

Coleta Seletiva e Destinação de Resíduos Sólidos
Na Tilibra, mais de 95% dos resíduos são reciclados, coprocessados ou sofrem tratamento químico e biológico, o que faz da empresa modelo no tratamento de resíduos.  A coleta seletiva começa no momento em que nossos profissionais descartam os materiais nos recipientes corretos, evitando que ocorra a contaminação cruzada entre os diferentes resíduos ou a sua descaracterização. Embalagens, sucatas, metais e panos de limpeza são devidamente separados e encaminhados para empresas de tratamento.

O papel, que é a principal matéria-prima transformada na empresa, também é separado, classificado e vendido às empresas de reciclagem para sua reutilização. Todos os resíduos gerados em nossas atividades são destinados de forma que não causem danos à natureza.

Por ser uma empresa do setor gráfico, a Tilibra utiliza grande quantidade de papel em seu processo produtivo. Sendo assim, os fornecedores da empresa são criteriosamente escolhidos, e atendem às exigências da ISO 14001, que assegura os quesitos de qualidade.
 



Certificação FSC

Certificação FSC ® (Conselho de Manejo Florestal) Forest Stweardship Council ® garante que a matéria prima usada no processo de produção é proveniente de florestas manejadas de forma ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável.
A certificação FSC reforça o compromisso que a Tilibra possui com o meio ambiente e a sociedade. Este compromisso é constantemente relembrado aos funcionários, clientes, representantes e fornecedores da empresa.

Padronização e Atendimento à legislação
Anualmente os produtos Tilibra são avaliados por órgãos fiscalizadores, como o INMETRO, que comprovam o atendimento a legislações vigentes. Programas internos de melhoria contínua de produtividade pautados em estudos de produção ou em sugestões de funcionários, auditorias frequentes em processos, além de programas de gestão de desempenho, contribuem para a qualidade em todas as frentes da empresa: interna e externa.