• COMPARTILHE:
  • Google+
  • Facebook
  • Twitter
  • AÇÕES:
  • Imprimir
  • Diminuir fonte
  • Aumentar fonte

Qualidade e Meio Ambiente

Sistema de Gestão Integrada e Política da qualidade e do meio ambiente

O SGI é o Sistema de Gestão Integrada da Tilibra que agrega as políticas da Qualidade e do Meio Ambiente.

Na Tilibra, os produtos estão em sintonia com a sustentabilidade ambiental. Por isso, as certificações conquistadas pela empresa são de grande importância, pois garantem e comprovam que a origem das matérias-primas e dos nossos processos de produção estão dentro das normas e padrões mundiais de sustentabilidade. A Tilibra possui a certificação ISO 9001 desde 2009, e a ISO 14001, que assegura o compromisso da Tilibra com o meio ambiente.

Confira o compromisso assumido pela Tilibra em relação à Qualidade e ao Meio Ambiente e as políticas que fazem parte do SGI:

A Tilibra Produtos de Papelaria Ltda, atuante no mercado nacional e internacional, enquanto empresa responsável proverá os recursos e estrutura necessários - dentro de suas capacidades - visando a melhoria contínua de seus processos, a satisfação das necessidades de seus clientes, a redução dos impactos significativos por ela gerados, e o controle dos riscos oriundos de suas atividades.

Entendemos como Política Integrada:

1 - Atendimento às necessidades dos nossos clientes (internos e externos);

2 - Melhoria contínua dos nossos produtos, processos, serviços e sistema de gestão integrada;

3 - Redução de perdas para garantia da lucratividade, prevenção à poluição e aos riscos e perigos das atividades desenvolvidas;

4 - Atendimento aos requisitos corporativos, à legislação aplicável vigente e outros aos quais estejamos obrigados.

Meio Ambiente

Destinação de Resíduos Líquidos

• A Tilibra, sempre preocupada com o meio ambiente, possui sua própria Estação de Tratamento de Efluentes, a ETE, que foi instalada em 2006, tratando tanto os resíduos industriais quanto os sanitários. A empresa foi a pioneira da cidade de Bauru a tratar seus efluentes.

Coleta Seletiva e Destinação de Resíduos Sólidos

• A coleta seletiva começa no momento em que nossos profissionais descartam os materiais nos recipientes corretos, evitando que ocorra a contaminação cruzada entre os diferentes resíduos ou a sua descaracterização. Embalagens, sucatas, metais e panos de limpeza são devidamente separados e encaminhados para empresas de tratamento.

O papel, que é a principal matéria-prima transformada na empresa, também é separado, classificado e vendido às empresas de reciclagem para sua reutilização. Todos os resíduos gerados em nossas atividades são destinados de forma que não causem danos à natureza.

Por ser uma empresa do setor gráfico, a Tilibra utiliza grande quantidade de papel em seu processo produtivo. Sendo assim, os fornecedores da empresa são criteriosamente escolhidos, e atendem às exigências da ISO 14001, que assegura os quesitos de qualidade.

Certificação FSC

Certificação FSC ® (Conselho de Manejo Florestal) Forest Stweardship Council ® garante que a matéria prima usada no processo de produção é proveniente de florestas manejadas de forma ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável.

A certificação FSC reforça o compromisso que a Tilibra possui com o meio ambiente e a sociedade. Este compromisso é constantemente relembrado aos funcionários, clientes, representantes e fornecedores da empresa.